Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões

Autores

  • Vera L. Garcia
  • Paulo Marcondes Carvalho Junior Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213

Palavras-chave:

Educação à Distância. Educação Superior. Educação Médica.

Resumo

Pode-se classificar os processos educativos envolvendo duas variáveis: tempo e espaço. Na educação à distância (EAD) há uma separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo. Há muita variedade na execução da EAD, envolvendo: estudo individual ou em grupo; papel do professor especialista e dos facilitadores de aprendizagem; tipo de tecnologia do material instrucional (papel, meios eletrônicos, fitas de vídeo, fitas cassete, rádio, TV, etc.) e métodos de ensino-aprendizagem. Na EAD o professor pode assumir o papel de especialista (no conteúdo) e/ou tutor no processo de ensino-aprendizagem. Geralmente é utilizado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, um software para a disseminação do conteúdo do curso e a interação entre alunos e professores. Os cursos à distância podem ser realizados utilizando diferentes tecnologias de comunicação, no entanto, é fato que o computador e o uso da Internet têm potencializado este tipo de educação com a possibilidade de acessibilidade e inclusão.

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Biografia do Autor

  • Vera L. Garcia
    Fonoaudióloga. Formação Profissional em Comunicação Saúde Educação.
  • Paulo Marcondes Carvalho Junior, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
    Médico. Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

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Publicado

2015-06-08

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Garcia VL, Carvalho Junior PM. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 16º de abril de 2024];48(3):209-13. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104295