Como funciona a Memória de Trabalho? Influências na aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem e crianças com desordem coordenativa desenvolvimental

Autores

  • Larissa W. Zanella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nadia C. Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i2p160-174

Palavras-chave:

Memória de Trabalho. Transtornos das Habilidades Motoras. Transtornos de Aprendizagem. Criança

Resumo

Crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar limitações na capacidade de armazenar e/ou organizar informações processadas de forma adequada e precisa para a execução de tarefas escolares e/ou motoras. A memória de trabalho, também chamada de memória de curto prazo, é uma variável de cognição amplamente investigada nos últimos anos. Os objetivos desta revisão sistemática de literatura foram: (1) verificar a função dos componentes da memória de trabalho; (2) verificar a influência da memória de trabalho no desempenho cognitivo e nas dificuldades de aprendizagem de crianças em idade escolar; (3) verificar as limitações da memória de trabalho em crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental. A busca por artigos ocorreu entre fevereiro e maio de 2013. Foram utilizadas as bases de dados PubMed e EBSCO, resultando em um total de 60 artigos incluídos. A memória de trabalho repercute na aprendizagem e déficits específicos são observados em crianças escolares com dificuldades de aprendizagem bem como em crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental

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Biografia do Autor

  • Larissa W. Zanella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nadia C. Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança
    PhD. em Comportamento Motor, Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2016-04-02

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Zanella LW, Valentini NC. Como funciona a Memória de Trabalho? Influências na aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem e crianças com desordem coordenativa desenvolvimental. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2º de abril de 2016 [citado 19º de abril de 2024];49(2):160-74. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/118410