Propriedades psicométricas da versão brasileira “Escala de auto-eficácia no manejo da insulina” em pacientes com diabetes mellitus tipo 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v51i2p121-130

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 2, Autoeficácia, Estudos de Validação, Enfermagem, Questionários, Propriedades Psicométricas

Resumo

Modelo de estudo: estudo de validação. Objetivo: Avaliar o desempenho psicométrico da versão brasileira “Escala de Auto-eficácia no manejo da insulina” - IMDSES. Metodologia: A confiabilidade (consistência interna - α Cronbach), a validade convergente e a validade de critério foram avaliadas. Os dados foram coletados de 127 pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em uso de insulina por meio da aplicação de instrumentos sociodemográficos e clínicos e as versões brasileiras “Summary of Diabetes Self-Care Activities Measures” - SDSCA and the IMDSES. Resultados: Observou-se “efeito de teto” no domínio da insulina. A confiabilidade foi confirmada em todos os domínios do IMDSES obtendo pontuação total satisfatória (α=0,87). A validade convergente de constructo foi confirmada por correlações negativas significativas de magnitude moderada a fraca entre os escores dos domínios do IMDSES e os escores de domínio da SDSCA. A validade de critério foi parcialmente confimada por correlação de magnitude fraca entre o domínio de Gerenciamento Geral e o escore total do IMDSES e níveis de hemoglobina glicada (r=0.22; p=0.02). Conclusão: A versão brasileira do IMDSES apresentou medidas psicométricas satisfatórias e pode ser útil para avaliar a efetividade das intervenções de enfermagem que visam otimizar a autoeficácia do paciente com DM2 no manejo do tratamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

    Registered Nurse (RN), Ph.D Universidade de Campinas, Faculdade de Enfermagem

  • Danilo Donizetti Trevisan, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.

    RN, PhD, Professor. Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus de Divinópolis

  • Renata Aparecida do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

    RN, Universidade de Campinas, Faculdade de Enfermagem

  • Thaís Moreira São-João, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

    RN , PhD, Pro fessor. Universidade de Campinas , Faculdade de Enfermagem

  • Maria Helena de Melo Lima, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

    RN , PhD, Pro fessor. Universidade de Campinas , Faculdade de Enfermagem

  • Roberta Cunha Matheus Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem (UNICAMP), Campinas (SP), Brasil.

    RN , PhD, Pro fessor. Universidade de Campinas , Faculdade de Enfermagem

Downloads

Publicado

2018-11-22

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Pedrosa RB dos S, Trevisan DD, Nascimento RA do, São-João TM, Lima MH de M, Rodrigues RCM. Propriedades psicométricas da versão brasileira “Escala de auto-eficácia no manejo da insulina” em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 22º de novembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];51(2):121-30. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/152013