Liga Acadêmica interdisciplinar de Saúde MentaI: ampliando a formação e as práticas no campo da atenção psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.174130

Palavras-chave:

Saúde mental, Serviços de saúde mental, Educação superior, Currículo

Resumo

Fundamentos: A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Mental (LAISME) constitui um espaço de conhecimento e reflexão crítica na área de saúde mental, visando ampliar a formação e as práticas na atenção psicossocial. Objetivo: relatar a experiência de estudantes universitários na criação, organização e realização de atividades através de uma liga de saúde mental como estratégia de ampliar o conhecimento sobre o campo da atenção psicossocial. Método: trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência sobre uma liga de saúde mental pertencente a uma universidade pública do nordeste do Brasil, no período de 2016 a 2019. Resultado: a partir das atividades desenvolvidas, a Liga favoreceu um maior aprendizado e aproximação com os cenários e atores da saúde mental, além de viabilizar o desenvolvimento de aptidões como a produção científica, a organização de eventos e o trabalho junto à comunidade em ações de promoção da saúde. Conclusão: a experiência de integrar a LAISME proporcionou aos estudantes uma maior aproximação com o campo da atenção psicossocial, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades na realização de eventos e trabalho em equipe. Ressalta-se, ainda, a importância de fomentar estratégias como as ligas acadêmicas enquanto forma de efetivação das vivências de ensino, pesquisa e extensão e da convivência interdisciplinar.

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Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Silva JV dos S, Santos Júnior CJ dos, Santos LDL dos, Barbosa VM da S, Brandão TM, Ribeiro MC. Liga Acadêmica interdisciplinar de Saúde MentaI: ampliando a formação e as práticas no campo da atenção psicossocial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 1º de outubro de 2021 [citado 18º de abril de 2024];54(2):e-174130. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/174130