Desenvolvimento docente para educação remota emergencial: relato da Unicamp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.182214

Palavras-chave:

Educação superior, Docência, Ensino online, Formação profissional, Tecnologia da informação e comunicação

Resumo

O artigo discorre sobre as ações institucionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em relação ao ensino de Graduação em resposta à pandemia e aos esforços anteriores de aprimoramento dos cursos e ao desenvolvimento profissional de seu corpo docente. São apresentados os programas e ações de dois órgãos vinculados à Pró-Reitoria de Graduação, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). Há um relato inicial sobre os programas em andamento e destaque para a discussão da resposta da Unicamp às condições extraordinárias decorrentes da pandemia Covid-19. São destacados os ajustes normativos internos e de órgãos de regulação da educação superior no estado de São Paulo, as atividades formativas e os programas de apoio frente aos desafios do ERE adotado pela Instituição. Adicionalmente, um retrato do trabalho remoto docente no período da pandemia é apresentado a partir de dois levantamentos realizados internamente, por órgãos distintos. Essa experiência resultou em um enorme aprendizado para a Unicamp, que mostrou rapidez na tomada de decisões e na execução de ações que mitigassem os impactos negativos no ensino e aprendizagem. Além do adequado funcionamento de suas estruturas de apoio, verificou-se também um forte engajamento de seus docentes, colaboradores e estudantes no prosseguimento das atividades da Unicamp no formato remoto por meio do uso de recursos digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Amaral, Universidade Estadual de Campinas

    Professora-Titular de Obstetrícia

       Pró-Reitora de Graduação

  • Soely A. J. Polydoro, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Educação

    Professora na Faculdade de Educação

  • Marco Antonio A. G. Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Engenharia Elétrica

       Livre Docente

Referências

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Adverse consequences of school closures. [Internet] 2020. Paris: UNESCO, 2020. Available from: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences

Fundação Oswaldo Cruz. ConVid: Pesquisa de Comportamentos - Adultos. 2020 [Internet]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2020. [cited 2021 Jan 20]. Available from: https://convid.fiocruz.br/index.php?pag=apresentacao_resultadoFunda

Amaral, E, Polydoro, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra [Internet], 2021 [cited 2021 Jan 20]; 41(A); 2021:19809026. Available from: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62

Da Cunha MI. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação (Porto Alegre) [Internet].2018 [cited 2021 Feb 17]; 41(1). Available from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725

De Almeida MI, Pimenta SG. Pedagogia universitária – Valorizando o ensino e a docência na universidade. RPE [Internet]. 2014 [cited 2021 Feb 21]; 27(2). Available from: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6243

Masseto MT. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 3.ed. São Paulo: Summus; 2015. 207p.

Zabalza MA, Beraza S, Alfonso C, Alonso, FT. Formación docente del profesorado universitario: el difícil tránsito a los enfoques institucionales revista española de pedagogía. [Internet] 2020. Rev. Esp. Pedag. LXXII, [cited 2020 Jul. 24];257;2014. Available from: https://revistadepedagogia.org/wp-content/uploads/2014/02/257-03.pdf

Hornink GG, Vieira F, Costa M J. O papel do Centro IDEA-UMinho na transição para o ensino online durante a pandemia COVID-19: enfrentar desafios e criar oportunidades (Re)Ações [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20]; 2020:21814. Available from: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24.8

Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning Friday. EDUCAUSE Review. [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul. 24];27;2020. Available from: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning .

Gil AC, Pessoni A.Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto. Rev. Docência Ens. Sup. (Belo Horizonte) [Internet]. 2020 [cited 2021 Jan 28]; 10; 2020:24738 Available from: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24493

O’Keefe L, Rafferty J, Gunder A, Vignare K. Delivering high-quality instruction online in response to COVID-19: Faculty playbook. Every Learner Everywhere, 2020. [cited 2020 Jun. 20] Available from: http://www.everylearnereverywhere.org/resources.

Osório AJ. Reflexões sobre tecnologia e educação em tempo de pandemia. (Re)Ações. [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20]; 2020:21814. Available from: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24.9

Fior, CA, Martins, MJ. A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Rev. Docência Ens. Sup. (Belo Horizonte). [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec. 29];10; 2020:24742 Available from https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742

Redecker C.European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. EU SCIENCE HUB. [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20] Available from: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/european-framework-digital-competence-educators-digcompedu

Observatório Institucional Unicamp. A Unicamp e o novo Coronavírus: relatório docente 2020. [Internet]. Campinas: OIU, 2020. [cited 2021 Jan 21]. Available from: https://www.observatorio.cgu.unicamp.br/paginas/relatorios.

Associação de Docentes da Unicamp. Condições de trabalho remoto docente na Unicamp no contexto da pandemia de Covid-19 - 2020 [Internet]. Campinas: ADUNICAMP, 2020. [cited 2021 Jan 21]. Available from: http://adunicamp.org.br/novosite/adunicamp-apresenta-o-relatorio-da-consulta-sobre-as-condicoes-de-trabalho-docente-remoto-durante-a-pandemia-de-covid-19/

International Council For Open And Distance Education. Global quality in online, open, flexible and technology enhanced education: An analysis of strengths, weaknesses, opportunities and threats - 2019. [Internet]. Oslo: ICDE, 2019. [cited 2021 Jan 20]. Available from: https://www.icde.org/knowledge-hub/report-global-quality-in-online-education. Acesso em: 20 jan. 2021.

Bielschowsky, CE. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: onde estamos, para onde vamos? EaD Em Foco [Internet]. 2018 [cited 2021 Jan 21]; 8(1); 2018:eadf.v8i1.709. Available from: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709

Lucas M, Moreira A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA Editora; 2018.

Crawford, J., Butler-Henderson, K., Jurgen, R. Malkawi, B. H.; Glowatz, M.; Burton, R.; Magni, P.; Lam, S. COVID-19: 20 Countries' Higher Education Intra-Period Digital Pedagogy Responses. Journal of Applied Teaching and Learning (JALT) [Internet]. 2020., 3(1) 9-28. Available from: https://doi.org/10.37074/jalt.2020.3.1.7

Pacheco JA. Uma outra escola? Público. [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20] Available from: www.publico.pt/2020/04/07/impar/opiniao/escola-1911167

Mendes GML, Pletsch MD, Lockmann K. Adiando o fim da escola: perspectivas internacionais sobre educação em tempos de pandemia. Práxis Educativa [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20];2020:123105. Available from: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17127.105

Ferigato SH, Teixeira RR, Fragelli MCB. A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Rev. Docência Ens. Sup.(Belo Horizonte) [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec. 29];10; 2020. Available from: https://periodicos.ufmg.br/indonvid.fiocruz.br/index.php?pag=principal

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

1.
Amaral E, Polydoro SAJ, Carvalho MAAG. Desenvolvimento docente para educação remota emergencial: relato da Unicamp. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20º de agosto de 2021 [citado 18º de abril de 2024];54(Supl 1):e-182214. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/182214