Percepção de esforço e dispneia em pediatria: revisão das escalas de avaliação

Autores

  • Renata Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maíra S. de Assumpção Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Camila I. S. Schivinski Departamento de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i1p25-35

Palavras-chave:

Criança, Métodos de Avaliação, Percepção, Esforço físico, Escalas, Dispneia

Resumo

Modelo do estudo: revisão bibliográfica. Objetivo: revisar e apresentar diferentes escalas utilizadas para avaliação da percepção de esforço e dispneia em crianças e adolescentes. Metodologia: revisão bibliográfica com consulta nas bases de dados: Medline/PubMed e SPORTDiscus (EBSCO), sem restrição de data, realizada no período de fevereiro a maio de 2013. Foram utilizados os descritores: child, perceived exertion, dyspnea, scale. Consideradas publicações que validaram e utilizaram escalas de percepção de esforço e/ou dispneia específicas para crianças e adolescentes. Resultados: foram encontrados 154 estudos, dos quais 12 foram incluídos nessa revisão. Identificou-se um total de 15 escalas validadas na língua inglesa e 1 em português, sendo que a maioria delas utiliza como base a escala de Borg. Cada uma possui particularidades, considerando o tipo de exercício e atividade que será desempenhada, a situação clinica a ser avaliada e idade da criança. Sua adequada aplicação pode retratar informações confiáveis e viabilizar a participação ativa desse grupo etário durante diferentes atividades, auxiliando na área assistencial e cientifica. Conclusões: não há nenhuma escala considerada padrão ouro até o momento. Todas são elaboradas com Figuras, descritores verbais e numéricos, para facilitar a compreensão das crianças e permitir que as mesmas tenham entendimento das próprias sensações de dispneia e de esforço.

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Biografia do Autor

  • Renata Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina, Bolsista FUMDES

  • Maíra S. de Assumpção, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista CAPES.

  • Camila I. S. Schivinski, Departamento de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina

    Docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2014-03-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Percepção de esforço e dispneia em pediatria: revisão das escalas de avaliação. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];47(1):25-3. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/80094