Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática

Autores

  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Maria Helena Senger Pontificia Universidade Católica de São Paulo – Sorocaba (PUC-SP)
  • Francis Solange Vieira Tourinho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Eliana Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes, Métodos Educacionais, Educação Médica, Educação nas Profissões da Saúde.

Resumo

Professores que desejam utilizar a aprendizagem baseada em equipes (ABE) do inglês team-based learning (TBL) precisam compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação desta estratégia educacional e a seqüência de eventos necessária para sua implantação efetiva. O objetivo deste artigo é auxiliar o leitor na compreensão do potencial desta estratégia educacional, incluindo sua capacidade de promover a aprendizagem significativa. Existem quatro princípios fundamentais para o uso eficaz do TBL, que serão descritos, assim como o passo-a-passo para quem deseja organizar um curso inteiro ou algumas atividades (aulas), utilizando a aprendizagem baseada em equipes. Ao final, apresentamos os principais atrativos e os desafios para aqueles que desejam incorporar o TBL à sua prática de ensino/aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-11-03

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];47(3):293-300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618