Atividade física, aptidão física e educação para a saúde: estudos na área pedagógica em Portugal e no Brasil

Autores

  • Antônio Teixeira Marques Universidade do Porto. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
  • Adroaldo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137761

Palavras-chave:

Aptidão física - Saúde, Atividade física Saúde, Educação física, Educação - Saúde

Resumo

O propósito deste ensaio de revisão configura-se na delimitação de um perfil sobre a produção do conhecimento da área pedagógica, em Portugal e no Brasil, no que se refere à atividade física, aptidão física e educação para a saúde. A revisão permite identificar as seguintes áreas de problemas: a) o debate teórico sobre conceitos de saúde, as relações normativas e os objetivos dos programas; b) o enquadramento metodológico ou as estratégias de desenvolvimento de ações. As conclusões apontam que é reduzido o número de estudos que incidem sobre o problema, sendo que boa parte deles são de natureza especulativa ou configuram-se em reproduções de estudos realizados nos países mais desenvolvidos e com tradição nesta área de investigação

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Publicado

1999-06-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Atividade física, aptidão física e educação para a saúde: estudos na área pedagógica em Portugal e no Brasil. (1999). Revista Paulista De Educação Física, 13(1), 83-102. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137761