A dinâmica do estudo e promoção da atividade motora humana: transição de fase na EEFE-USP?

Autores

  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137762

Palavras-chave:

Educação Física, Cinesiologia, História, Disciplina acadêmica

Resumo

Nos anos 60, o questionamento do “status” da Educação Física no sistema universitário norteamericano foi respondido com argumentos em favor de que ela se constituía numa disciplina acadêmica cujo objeto de estudo seria atividade motora humana. Nos anos 70, foi proposta a área de “Human Movement Studies” na Grã-Bretanha. Nos anos 80, houve uma proliferação de propostas em vários continentes tais como “Human Movement Science” “Kinanthropology” “Motricidade Humana”, sendo “Kinesiology” o termo de maior impacto no sistema universitário norte-americano, onde inúmeros departamentos de Educação Física passaram a adotá-lo. A ordem gerada pelo movimento da disciplina acadêmica da Educação m Física caracterizou-se por uma compreensão mais abrangente e integrada dos fenômenos típicos da atividade motora humana. A desordem gerada ficou por conta do gradual distanciamento da área acadêmica “Kinesiology” da profissão Educação Física, a ponto de nos anos 90 haver um novo questionamento do “status” acadêmico da Educação Física na universidade. O presente trabalho discute alguns aspectos da evolução da Educação Física no âmbito acadêmico e universitário com enfoque na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. O desenvolvimento da área acadêmica da Educação Física foi baseado no paradigma reducionista da Ciência clássica. O progresso da área depende, no entanto, de uma mudança de paradigma com o estabelecimento de áreas integrativas com orientação sistêmica ou à complexidade onde as ciências básica e aplicada e tecnologia são integradas de forma dinâmica. A análise da trajetória da EEFE-USP sugere que ela deu passos importantes em tal direção em face do que poderia ser caracterizado uma transição de fase na estrutura acadêmica da instituição no início dos anos 90

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Publicado

1999-06-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

A dinâmica do estudo e promoção da atividade motora humana: transição de fase na EEFE-USP?. (1999). Revista Paulista De Educação Física, 13(1), 103-118. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137762