Interferência contextual: variação de programa e parâmetro na aquisição da habilidade motora saque do voleibol

Autores

  • Herbert Ugrino Witsch Universidade de Guarulhos
  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137869

Palavras-chave:

Interferência contextual, Programa motor, Aprendizagem motora

Resumo

A prática variada randômica (alta interferência contextual) tem sido considerada um fator facilitador na aquisição de habilidades motoras. Contudo, duas questões merecem especial atenção: a) qual o efeito do que é manipulado (programa ou parâmetro) durante a prática variada?; b) em que medida o efeito da interferência contextual é replicado numa situação real de ensino-aprendizagem? O presente estudo investigou essas duas questões testando o efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras complexas (saque do voleibol), onde as variações da tarefa são definidas de acordo com o programa (diferentes tipos de saque), e parâmetros (direção do saque). Quatro grupos foram formados de acordo com o aspecto manipulado e o tipo de prática variada: programa motor por blocos (PMB), programa motor randômico (PMR), parâmetro por blocos (PAB) e parâmetro randômico (PAR). Todos os sujeitos realizaram 360 execuções durante oito sessões de prática, seguidas de dois testes de transferência, um que requeria um novo programa (TT 1) e outro um novo parâmetro (TT 2), e na sessão subsequente o teste de retenção. Houve diferença inter-grupos somente na 2a. sessão da fase de aquisição, com o grupo PAR apresentando desempenho superior aos demais. No TT 1, o grupo PAR teve uma queda significante no seu desempenho em relação à 8a. sessão, e no teste de retenção todos os grupos apresentaram desempenho significativamente superior em relação à 8a. sessão de prática. O efeito da interferência contextual não foi observado no presente estudo. Isso pode ter acontecido em virtude de problemas organizacionais na condução do estudo no campo. Entretanto, não se pode descartar uma provável inconsistência interna de teoria cuja manifestação é mais marcante numa situação real de ensino-aprendizagem

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Publicado

1999-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interferência contextual: variação de programa e parâmetro na aquisição da habilidade motora saque do voleibol. (1999). Revista Paulista De Educação Física, 13(2), 197-216. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137869