Jogo Carimbador: esquemas de resolução e importância educacional

Autores

  • Valquíria Aparecida Carracedo Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Lino de Macedo Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138016

Palavras-chave:

Jogo, Esquemas de resolução, Importância educacional

Resumo

Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GUI), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para estas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GUI realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor - na perspectiva da criança uma análise de procedimentos para resolver problemas, tendo que para isso desenvolver habilidades motoras em um contexto de regulação ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Jogo Carimbador: esquemas de resolução e importância educacional. (2000). Revista Paulista De Educação Física, 14(1), 16-31. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138016