Ensino médio, educação física e conhecimento

Autores

  • Flávio Pereira Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138017

Palavras-chave:

Educação física escolar, Nível médio de ensino, Conhecimento

Resumo

Objetivando testar os conhecimentos sobre Educação Física Escolar (EFE), utilizou-se prova teórica individual, com três temáticas: história e sociedade, cotidianidade e qualidade de vida, ginásticaesporte e fisiologia. Avaliou-se 280 escolares, média de idade 17,07 anos, 169 moças e 111 rapazes, todos do diurno, de última série do nível médio de ensino (NME), em 11 diferentes escolas, de 11 cidades do RS. Oscilando entre zero e 10, a maior nota foi 7,5, a menor 0,5, com 15,36% delas acima de 5,0. Mesmo não sendo estatisticamente significativas, foram mais elevadas as notas médias: das moças comparadas com as dos rapazes, dos escolares residentes em cidades com faculdades de EF comparadas os escolares das cidades sem esse curso, dos praticantes de EFE comparadas com os dispensados destas aulas e dos que somente se exercitavam na escola comparados com os que também o faziam fora dela. Correlacionadamente, elevando-se a renda familiar dos escolares diminuíam-se suas notas. Foi estatisticamente significativa a diferença a favor das notas médias dos escolares com três aulas semanais de EFE confrontadas com as notas dos escolares com duas aulas. Questões sobre: freqüência cardíaca, flexibilidade e a temática sócio-histórica tiveram menores percentuais de acertos. Valoriza-se a EFE por acreditar ser a origem dos conhecimentos encontrados, mas conclui-se que os escolares evidenciaram deficiências cognitivas ao concluírem o NME, com desconhecimentos aproximados da alienação político-cultural, sem assimilação crítica da cultura física escolar e não-escolar, o que dificulta a orientação para a exercitação física permanente, revelando o esgotamento do paradigma desportivo-recreativo escolar. Infere-se à problemas educacionais, centrados em insuficientes práticas pedagógicas, as quais refletem problemáticas envolvendo professores, alunos, cultura e sociedade

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Publicado

2000-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Ensino médio, educação física e conhecimento. (2000). Revista Paulista De Educação Física, 14(1), 32-54. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138017