O conteúdo biomecânico na educação física escolar: uma análise a partir dos parâmetros curriculares nacionais

Autores

  • Fabiana Fernandes de Freitas Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana
  • Paula Hentschel Lobo da Costa Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138019

Palavras-chave:

Educação física escolar, Biomecânica, Parâmetros curriculares nacionais

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física Escolar (1997) fazem menção à Biomecânica como conteúdo que deve ser abordado de maneira simplificada no 2° ciclo do ensino fundamental, devendo ser aprofundado no final do ensino médio. No entanto, este documento não oferece referências suficientes que orientem o professor quanto a uma possível interação entre estas duas áreas, tratando-as como universos distintos do conhecimento, quase sem interseções possíveis no âmbito da prática escolar. Diante disto, propõe-se a discussão da concepção de Biomecânica apresentada na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a Educação Física Escolar e, a partir daí, uma reavaliação do papel dos conhecimentos derivados da Biomecânica no contexto escolar. O pressuposto para a presente discussão é o de que as aulas de Educação Física proporcionam um conjunto de vivências motoras que podem ser aproveitadas para a assimilação de conceitos abstratos acerca do movimento humano, contribuindo consideravelmente para a estruturação de uma aprendizagem que leve à autonomia do indivíduo quanto à sua prática de atividades físicas

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Publicado

2000-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

O conteúdo biomecânico na educação física escolar: uma análise a partir dos parâmetros curriculares nacionais. (2000). Revista Paulista De Educação Física, 14(1), 65-71. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138019