Variabilidade de resposta e processo adaptativo em aprendizagem motora

Autores

  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
  • Flávia da Cunha Bastos
  • Iran Junqueira de Castro Universidade de Brasília
  • Joaquim Felipe de Jesus Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rita de Cássia Sacay
  • Solange de Cássia Elias Passos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138056

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Processo adaptativo, Variabilidade de resposta.

Resumo

daptativo em aprendizagem motora. Trinta e duas estudantes universitárias foram aleatoriamente divididas em dois grupos, GC e GE, tendo executado 25 tentativas na fase de estabilização e 20 tentativas na fase de adaptação. O GC foi submetido à prática de resposta constante e o GE à prática de resposta variada, numa tarefa de coordenação bi-manual. As medidas utilizadas foram o tempo de execução das tentativas e o número de erros. A análise de variância a dois fatores (2 grupos x 5 blocos) com medidas repetidas no segundo fator indicou que em relação ao erro houve efeito de aprendizagem no GC e em relação ao tempo de execução houve efeito de aprendizagem nos dois grupos. A comparação inter-grupos mostrou que não houve diferença significante em relação às duas medidas na fase de adaptação. Entretanto, o teste t aplicado para comparar a última tentativa da fase de estabilização e a primeira da fase de adaptação mostrou que o GC teve maior dificuldade em adaptar-se à nova situação o que, dentro dos limites, foi interpretado como evidência favorável à hipótese formulada

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Publicado

1992-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Variabilidade de resposta e processo adaptativo em aprendizagem motora. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 16-25. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138056