Variabilidade de resposta e processo adaptativo em aprendizagem motora
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138056Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Processo adaptativo, Variabilidade de resposta.Resumo
daptativo em aprendizagem motora. Trinta e duas estudantes universitárias foram aleatoriamente divididas em dois grupos, GC e GE, tendo executado 25 tentativas na fase de estabilização e 20 tentativas na fase de adaptação. O GC foi submetido à prática de resposta constante e o GE à prática de resposta variada, numa tarefa de coordenação bi-manual. As medidas utilizadas foram o tempo de execução das tentativas e o número de erros. A análise de variância a dois fatores (2 grupos x 5 blocos) com medidas repetidas no segundo fator indicou que em relação ao erro houve efeito de aprendizagem no GC e em relação ao tempo de execução houve efeito de aprendizagem nos dois grupos. A comparação inter-grupos mostrou que não houve diferença significante em relação às duas medidas na fase de adaptação. Entretanto, o teste t aplicado para comparar a última tentativa da fase de estabilização e a primeira da fase de adaptação mostrou que o GC teve maior dificuldade em adaptar-se à nova situação o que, dentro dos limites, foi interpretado como evidência favorável à hipótese formuladaDownloads
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Publicado
1992-06-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Variabilidade de resposta e processo adaptativo em aprendizagem motora. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 16-25. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138056