Desenvolvimento do padrão fundamental de movimento correr em crianças: um estudo semi-longitudinal

Autores

  • Osvaldo Luiz Ferraz Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138058

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor, Padrão fundamental de movimento correr

Resumo

Da simples observação do correr, por crianças de diferentes faixas etárias, é possível afirmar que as diferentes formas com que esta habilidade é executada, representam uma seqüência de mudanças qualitativas na performance Fases ou níveis motores podem ser identificados para cada padrão fundamental de movimento. A escassez de pesquisas sobre o desenvolvimento motor de crianças brasileiras levou à condução deste estudo cujo objetivo foi a análise do correr em crianças de 4 à 9 anos de idade a partir da identificação das fases na sua aquisição e a verificação da consistência do padrão em cada fase. Participaram deste estudo semi-longitudinal 47 escolares de 4 e 5 anos de idade por ocasião da primeira coleta de dados, da cidade de Rio Claro, SP. Foram realizadas quatro avaliações com intervalo de um ano entre cada coleta de dados. O padrão de correr foi registrado em vídeo cassete para posterior análise utilizando-se a seqüência de desenvolvimento proposta por Roberton & Halverson (1984a). Os resultados evidenciaram um padrão consistente de corrida nos níveis de desenvolvimento correspondentes à seqüência de desenvolvimento proposta por Roberton & Halverson (1984b)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1992-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Desenvolvimento do padrão fundamental de movimento correr em crianças: um estudo semi-longitudinal. (1992). Revista Paulista De Educação Física, 6(1), 26-34. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1992.138058