Educação Física: um fenômeno que se desvela

Autores

  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138421

Palavras-chave:

Educação Física, Evolução do Pensamento, História, Crise

Resumo

Este ensaio busca retratar a evolução/ampliação do pensamento referente à Educação Física numa retrospectiva histórica, assinalando desde uma visão voltada predominantemente para a saúde, aptidão física, aspectos anátomo-fisiológicos, até uma visão onde, sem prescindir dessas características, se evidenciam os aspectos sociais e afetivos referentes ao ser que se move, demandando diferentes abordagens de pesquisa. Uma analogia com as etapas da revolução científica propostas por Kuhn (1978), auxilia a compreender este processo de evolução, mostrando uma semelhança entre o passado da Educação Física (séculos XVIII, XIX e XX até a década de 70) e um estágio de ciência normal, como também um período crítico que se estende da década de 80 até nossos dias onde as discussões e publicações brasileiras têm evidenciado uma revolução nas crenças até então estabelecidas e um desvelamento de faces do fenômeno que eram ignoradas ou não destacadas

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Publicado

1994-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Educação Física: um fenômeno que se desvela. (1994). Revista Paulista De Educação Física, 8(1), 58-68. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138421