Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar I

Autores

  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138423

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor, Educação física escolar, Movimentos fundamentais

Resumo

Este ensaio apresenta conceitos básicos de desenvolvimento motor e suas implicações para a educação física escolar. A partir da discussão do significado do movimento para os sistemas vivos argumenta-se sobre a necessidade de uma melhor compreensão do movimento como uma forma básica pela qual a interação ser humano-ambiente ocorre. A seqüência de desenvolvimento motor é discutida como fonte de informações para estruturação de programas de atividade motora e para a formulação de teoria. Vários modelos de seqüência são analisados e suas implicações para a pesquisa e atuação são discutidas. Maturação é vista como indissociável da experiência na seqüência de desenvolvimento. A organização do sistema nervoso necessita de estímulos específicos do ambiente e a educação física escolar pode atuar como elemento facilitador desse processo. Movimentos fundamentais são discutidos a partir de duas maneiras em que a orientação ao produto e ao processo pode ser entendida: resultado do movimento vs. forma do movimento; eficiência vs. competência

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Publicado

1994-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Desenvolvimento motor: implicações para a educação física escolar I. (1994). Revista Paulista De Educação Física, 8(1), 82-97. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138423