Caracterização acadêmica e profissional da educação física

Autores

  • Jorge Roberto Perrout de Lima Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação Física e Desportos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138434

Palavras-chave:

Educação Física, Objeto de Estudo, Formação Profissional, Desempenho Profissional, Disciplina Curricular

Resumo

Tentando contribuir para a superação da crise de identidade que a educação física atravessa, têm sido apresentadas várias propostas de caracterização, sem, contudo, alcançar os resultados desejados por se acreditar que há uma intersecção entre educação física e esporte e/ou porque o termo educação física é empregado indiferenciadamente para significar área de estudo, formação profissional, atuação profissional e disciplina curricular. O objetivo desse trabalho é apresentar algumas reflexões que possam servir de subsídio para a caracterização da educação física nos níveis acadêmico e profissional. A nível acadêmico, admite-se que o papel da universidade é a produção e disseminação de conhecimento, incluindo como disseminação o oferecimento de cursos profissionalizantes. Para justificar sua presença na universidade, a educação física deve possuir um objeto de estudo específico e exclusivo, nesse trabalho, entendido como um tema integrativo de estudo, com um caráter agógico e orientado para a atuação profissional. A nível profissinal, defende-se o oferecimento de vários cursos derivados da mesma área temática, com ênfase na formação teórica e sugere-se que a disciplina curricular educação física deve transmitir conhecimentos práticos e teóricos que contribuam para o processo de educação do ser humano

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Roberto Perrout de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação Física e Desportos
    Professor Assistente

Downloads

Publicado

1994-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Caracterização acadêmica e profissional da educação física. (1994). Revista Paulista De Educação Física, 8(2), 54-67. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138434