Interferência contextual: manipulação de aspecto invariável e variável

Autores

  • Herbert Ugrinowitsch Universidade de Guarulhos
  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138475

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Interferência contextual, Prática em blocos, Prática randomizada, Programa motor, Parâmetros

Resumo

A estrutura da prática é uma importante variável na aprendizagem de habilidades motoras. A prática variada têm sido proposta como um dos mais relevantes fatores nesta perspectiva (Schmidt, 1975). A teoria de interferência contextual, por sua vez, propõe que a aprendizagem será mais eficaz quando a prática variada é estruturada de forma randomizada. Entretanto, “o que” está sendo alterado durante a prática - programa motor ou parametrização (aspecto invariável e variável, respectivamente) - é uma questão ainda pouco investigada. O presente estudo relata dois experimentos realizados para verificar os efeitos da interferência contextual quando as variações na tarefa são definidas de acordo com os aspectos invariáveis ou variáveis. No primeiro experimento foi manipulado um aspecto invariável (seqüência de eventos) e, no segundo, o aspecto variável (seleção de grupo muscular). Em cada experimento dois grupos foram formados: por blocos (GB) e randomizado (GR). Quando o aspecto invariável foi manipulado, o GR apresentou diferença significante na fase de aquisição e também nos testes de retenção e transferência em comparação ao GB. Todavia, quando o aspecto variável foi manipulado, o GR obteve “performance” muito similar ao GB em todas as fases do experimento. Cada grupo mostrou diferença significante apenas entre os blocos de prática na fase de aquisição. Embora nos testes de retenção e transferência houvesse uma tendência de superioridade do GB, essa diferença não foi estatisticamente significante. Os resultados estão em conformidade com as predições feitas por Magill & Hall (1990)

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Publicado

1996-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Interferência contextual: manipulação de aspecto invariável e variável. (1996). Revista Paulista De Educação Física, 10(1), 48-58. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138475