Análise comparativa das emoções vivenciadas pelos alunos com a descrição que seus professores fazem das mesmas

Autores

  • Pedro José Winterstein Universidade de Campinas. Faculdade de Educação Física
  • Vilma Leni Nista Piccolo Universidade de Campinas. Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138476

Palavras-chave:

Percepção emocional, Comportamento humano

Resumo

Apesar da importância das emoções no processo de interação dos seres humanos, este aspecto é negligenciado pela literatura, inclusive aquela que trata do processo ensino-aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo a identificação de discrepâncias entre as emoções vivenciadas por alunos(as) de 2o. grau em aulas de Educação Motora na escola e a visão dos professores sobre estas emoções, através de uma análise quantitativa. Para isto, foi utilizado o instrumento “Inventário de Emoções”, que é composto de um elenco de emoções, avaliadas em sua freqüência de ocorrência. Os resultados ratificam aqueles encontrados por Winterstein (1995), em pesquisa realizada com outros sujeitos, onde foram verificadas discrepâncias entre a ocorrência e freqüência de emoções percebidas pelos professores e aquelas realmente vivenciadas pelos alunos

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Publicado

1996-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise comparativa das emoções vivenciadas pelos alunos com a descrição que seus professores fazem das mesmas. (1996). Revista Paulista De Educação Física, 10(1), 59-67. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138476