Efeitos da freqüência de conhecimento de resultados na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados

Autores

  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física
  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138551

Palavras-chave:

Freqüência de conhecimento de resultados, Programa motor generalizado, Aprendizagem motora

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem de tarefas motoras governadas por diferentes programas motores generalizados, em um arranjo de prática randômica. Participaram do estudo 28 estudantes universitários de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos de 14 sujeitos, de acordo com as diferentes condições de freqüência de CR. O delineamento experimental abrangeu duas fases: aquisição e transferência. Os dois grupos receberam CR verbal e terminal. Na fase de aquisição, os grupos receberam, respectivamente, CR de 100 e 50% de freqüência relativa, num total de 120 tentativas de prática, 40 para cada tarefa, de forma randômica. Foi aplicada a análise de variância a dois fatores (grupos x blocos), com medidas repetidas no último fator, nas duas fases do estudo, utilizando as médias em blocos de 15 tentativas. Os resultados na fase de transferência não demostraram diferença signifícante entre os grupos (p > 0,05), permitindo concluir que a redução da freqüência relativa de CR não é prejudicial para a aprendizagem de movimentos pertencentes a diferentes classes ou programas motores generalizados

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Publicado

1997-07-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeitos da freqüência de conhecimento de resultados na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados. (1997). Revista Paulista De Educação Física, 11(1), 15-26. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138551