Efeitos do ensino no desenvolvimento da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138554Palavras-chave:
Coordenação corporal, Programas de ensino, Freqüência semanal, Bateria de lestes KTKResumo
Pretendeu-se analisar a magnitude da mudança na expressão da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade sujeitas a dois programas de ensino e a duas freqüências letivas semanais (duas/semana e três/semana) ao longo de um trimestre letivo. Um dos programas de ensino consistiu no bloco jogos do programa oficial do primeiro ciclo do ensino básico português; o segundo programa consistiu numa unidade didática que tinha por base o basquetebol. A capacidade de coordenação corporal foi avaliada através da bateria de testes KTK (Kõrperkoordination Test fiir Kinder - KTK). O estudo teve um delineamento fatorial de 2x2x2 (programa x freqüência x tempo) com as medidas repetidas no 3 o. fator, sendo os resultados analisados através do procedimento estatístico DM MANO VA (Doubly Multivariale MANOVA). Verificaram-se melhorias em todos os grupos. O programa oficial mostra um maior efeito sobre a melhoria do item saltos laterais. Relativamente à freqüência semanal não se podem tirar quaisquer conclusões uma vez que os efeitos dos dois níveis de freqüência são distintos nos dois itens onde este fator teve influência significativa (saltos laterais e transposição lateral)Downloads
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Publicado
1997-07-20
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Efeitos do ensino no desenvolvimento da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade. (1997). Revista Paulista De Educação Física, 11(1), 40-48. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138554