Abordagem educacional para a ginástica olímpica: avaliação de sua aplicabilidade num ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138556Palavras-chave:
Atividade ginástica, Esporte, GinásticaResumo
O objelivo do presente estudo foi investigar a aplicabilidade do Programa de Introdução à Ginástica no ambiente escolar, desenvolvido pela Federação Canadense de Ginástica, com a finalidade de aumentar a disponibilidade de material de instrução aos técnicos c professores. A nova proposta do programa, cuja base filosófica c “FUN FITNESS FUNDAMENTALS”, é oferecer um ambiente de aprendizado necessário para que as crianças possam maximizar o seu talento, tanto a nível de Recreação como de Competição. A forma de trabalho se dirige para a orientação de seis Padrões Básicos de Movimento (“Fundamentais”) juntamente com o componente Físico (“Filness”) e Psicológico (“Fun”). Doze crianças da Escola de Aplicação da Yokohama National Univcrsity fizeram parte da amostra. O tema escolhido foi a parada de mãos. Através dos instrumentos de avaliação mais utilizados, atualmente, nas escolas elementares do Japão, foram avaliados os seguintes aspectos: a) opinião das crianças com relação à ginástica; b) característica das aulas em termos de cooperação, entusiasmo e motivação; c) relacionamento das crianças com o professor, companheiros e conteúdo; d) formação estrutural das aulas; e) linguagem empregada; f) mudança no comportamento motor. Através dos resultados obtidos, constatou-se que o programa apresentou se significativo no ambiente escolar. De um modo geral, as crianças se mostraram mais motivadas á prática da ginástica e o preconceito de atividade complexa diminuiu consideravelmente. Alguns aspectos como estímulo para pensar c aprendizagem voluntária mereceriam maior atenção num estudo posterior, uma vez que os resultados obtidos não poderiam ser considerados satisfatóriosDownloads
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Publicado
1997-07-20
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Abordagem educacional para a ginástica olímpica: avaliação de sua aplicabilidade num ambiente escolar. (1997). Revista Paulista De Educação Física, 11(1), 63-77. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138556