Abordagem educacional para a ginástica olímpica: avaliação de sua aplicabilidade num ambiente escolar

Autores

  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física c Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138556

Palavras-chave:

Atividade ginástica, Esporte, Ginástica

Resumo

O objelivo do presente estudo foi investigar a aplicabilidade do Programa de Introdução à Ginástica no ambiente escolar, desenvolvido pela Federação Canadense de Ginástica, com a finalidade de aumentar a disponibilidade de material de instrução aos técnicos c professores. A nova proposta do programa, cuja base filosófica c “FUN FITNESS FUNDAMENTALS”, é oferecer um ambiente de aprendizado necessário para que as crianças possam maximizar o seu talento, tanto a nível de Recreação como de Competição. A forma de trabalho se dirige para a orientação de seis Padrões Básicos de Movimento (“Fundamentais”) juntamente com o componente Físico (“Filness”) e Psicológico (“Fun”). Doze crianças da Escola de Aplicação da Yokohama National Univcrsity fizeram parte da amostra. O tema escolhido foi a parada de mãos. Através dos instrumentos de avaliação mais utilizados, atualmente, nas escolas elementares do Japão, foram avaliados os seguintes aspectos: a) opinião das crianças com relação à ginástica; b) característica das aulas em termos de cooperação, entusiasmo e motivação; c) relacionamento das crianças com o professor, companheiros e conteúdo; d) formação estrutural das aulas; e) linguagem empregada; f) mudança no comportamento motor. Através dos resultados obtidos, constatou-se que o programa apresentou se significativo no ambiente escolar. De um modo geral, as crianças se mostraram mais motivadas á prática da ginástica e o preconceito de atividade complexa diminuiu consideravelmente. Alguns aspectos como estímulo para pensar c aprendizagem voluntária mereceriam maior atenção num estudo posterior, uma vez que os resultados obtidos não poderiam ser considerados satisfatórios

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1997-07-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Abordagem educacional para a ginástica olímpica: avaliação de sua aplicabilidade num ambiente escolar. (1997). Revista Paulista De Educação Física, 11(1), 63-77. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138556