Dimensões profissionais e acadêmicas da educação física no brasil: uma síntese das discussões

Autores

  • Rita de Cássia Garcia Verenguer Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138568

Palavras-chave:

Graduação, Profissão, Área de conhecimento, Pesquisa, Educação Física

Resumo

A presença da Educação Física na Universidade tem exigido dos seus interlocutores uma constante reflexão sobre suas dimensões profissionais e acadêmicas. O presente artigo procura, a partir de uma revisão de literatura, mapear as discussões sobre essas dimensões ao longo dos últimos 15 anos. A respeito das dimensões profissionais observa-se a discussão sobre os cursos de graduação - licenciatura e bacharelado - e a definição do perfil profissional. Quanto às dimensões acadêmicas têm-se como preocupação a caracterização de uma área de conhecimento - cinesiologia/ciência da motricidade humana/ciência do movimento humano responsável por estudar a motricidade humana/movimento humano. A pesquisa é de natureza básica, para a área de conhecimento, e aplicada, para a Educação Física

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Publicado

1997-12-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Dimensões profissionais e acadêmicas da educação física no brasil: uma síntese das discussões. (1997). Revista Paulista De Educação Física, 11(2), 164-175. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138568