Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138608Palavras-chave:
Período crítico ou sensível, Treinabilidade, GenótipoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de período crítico à luz da investigação empírica disponível. Em primeiro lugar apresenta-se o conceito de período crítico e faz-se uma resenha histórica acerca da sua “evolução” Em seguida analisa-se o problema da determinação dos períodos críticos sendo apresentados os resultados das poucas investigações realizadas nesta temática no âmbito das aptidões motoras. Os resultados destas investigações evidenciam alguma contradição nas suas conclusões. Posteriormente é analisada a questão da treinabilidade e da sua dependência genética. Conclui-se: a) que existe uma grande falta de estudos empíricos que abordem a questão dos períodos críticos ou sensíveis, não estando confirmada ou reprovada a idéia da sua existência no treino de aptidões motoras e aprendizagem de habilidades; b) o grau de treinabilidade é influenciado pelo genótipo, verificando-se uma forte interação genótipo x envolvimento, ocasionando uma grande variação inter-individual no grau de sensibilidade ao treino e instruçãoDownloads
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Publicado
2000-12-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica. (2000). Revista Paulista De Educação Física, 14(2), 128-140. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138608