Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica

Autores

  • Vítor Pires Lopes Instituto Politécnico de Bragança
  • José Antônio Ribeiro Maia Universidade do Porto. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138608

Palavras-chave:

Período crítico ou sensível, Treinabilidade, Genótipo

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de período crítico à luz da investigação empírica disponível. Em primeiro lugar apresenta-se o conceito de período crítico e faz-se uma resenha histórica acerca da sua “evolução” Em seguida analisa-se o problema da determinação dos períodos críticos sendo apresentados os resultados das poucas investigações realizadas nesta temática no âmbito das aptidões motoras. Os resultados destas investigações evidenciam alguma contradição nas suas conclusões. Posteriormente é analisada a questão da treinabilidade e da sua dependência genética. Conclui-se: a) que existe uma grande falta de estudos empíricos que abordem a questão dos períodos críticos ou sensíveis, não estando confirmada ou reprovada a idéia da sua existência no treino de aptidões motoras e aprendizagem de habilidades; b) o grau de treinabilidade é influenciado pelo genótipo, verificando-se uma forte interação genótipo x envolvimento, ocasionando uma grande variação inter-individual no grau de sensibilidade ao treino e instrução

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Publicado

2000-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica. (2000). Revista Paulista De Educação Física, 14(2), 128-140. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.138608