Interferência do contexto no desempenho de tarefas motoras sincronizatórias

Autores

  • Luis Augusto Teixeira Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138752

Palavras-chave:

Sincronização, Interferência de contexto

Resumo

Evidência empírica tem sido apresentada de que em tarefas motoras sincronizatórias as velocidades mais baixas e/ou as mais altas de uma seqüência são aquelas que geralmente induzem ao pior desempenho. Nesse estudo foram contrastadas duas hipóteses: (1) o efeito observado é devido à magnitude das velocidades x (2) esse efeito é provocado pelo contexto em que a tarefa sincronizatória está inserida. Os sujeitos (n = 36) foram distribuídos em dois grupos que realizaram a tarefa de sincronizar o acionamento de um interruptor com o acendimento do último diodo de uma seqüência disposta linearmente, cujo acendimento seriado gera a percepção de movimento. Um dos grupos executou essa tarefa nas velocidades de 2,2 - 3,1 - 4,0 m/seg (grupo CAV - contexto de alta velocidade) e o outro grupo nas velocidades de 3,1 - 4,0 4,9 m/seg (grupo CBV - contexto de baixa velocidade). Nas comparações intra e intergrupos não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos em cada velocidade, no entanto as tendências observadas são contraditórias com a análise inferencial, sugerindo um efeito de contexto que pode ter sido minimizado pela programação das tentativas do teste

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1993-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Interferência do contexto no desempenho de tarefas motoras sincronizatórias. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(2), 17-24. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138752