Interferência do contexto no desempenho de tarefas motoras sincronizatórias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138752Palavras-chave:
Sincronização, Interferência de contextoResumo
Evidência empírica tem sido apresentada de que em tarefas motoras sincronizatórias as velocidades mais baixas e/ou as mais altas de uma seqüência são aquelas que geralmente induzem ao pior desempenho. Nesse estudo foram contrastadas duas hipóteses: (1) o efeito observado é devido à magnitude das velocidades x (2) esse efeito é provocado pelo contexto em que a tarefa sincronizatória está inserida. Os sujeitos (n = 36) foram distribuídos em dois grupos que realizaram a tarefa de sincronizar o acionamento de um interruptor com o acendimento do último diodo de uma seqüência disposta linearmente, cujo acendimento seriado gera a percepção de movimento. Um dos grupos executou essa tarefa nas velocidades de 2,2 - 3,1 - 4,0 m/seg (grupo CAV - contexto de alta velocidade) e o outro grupo nas velocidades de 3,1 - 4,0 4,9 m/seg (grupo CBV - contexto de baixa velocidade). Nas comparações intra e intergrupos não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos em cada velocidade, no entanto as tendências observadas são contraditórias com a análise inferencial, sugerindo um efeito de contexto que pode ter sido minimizado pela programação das tentativas do testeDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1993-12-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Interferência do contexto no desempenho de tarefas motoras sincronizatórias. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(2), 17-24. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138752