Características pessoais atribuídas por atletas a técnico de equipe de alto-rendimento

Autores

  • Antônio Carlos Simões Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
  • Ana Cristina Villaça Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
  • João Gagliardi Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138755

Palavras-chave:

Técnico, Atletas, Equipe esportiva, Handebol, Características pessoais, Intercâmbio de comportamento.

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo identificar as caracaterísticas comportamentais de um técnico de equipe de handebol do mais alto nível técnico do Brasil, perante três dimensões: postura profissional, execução de tarefas e relação social. Os dados foram coletados utilizando o Questionário de Avaliação do Técnico " QA.T." Lakehead University Thunder Bay/Ontário/Canadá. Os resultados obtidos realçaram um imediato "feedback" sobre a "performance" pessoal do técnico no que diz respeito a percepção real dos atletas. Concluiu-se, que os atletas consideraram a "Postura Profissional" como a mais importante característica pessoal do técnico no processo das relações intercomportamentais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Villaça, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
    Graduanda da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.
  • João Gagliardi, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
    Mestrando da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1993-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Características pessoais atribuídas por atletas a técnico de equipe de alto-rendimento. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(2), 35-43. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138755