A estética como um valor na educação física

Autores

  • Rui Proença Garcia Universidade do Porto. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física
  • Kátia Moreira Lemos Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.138841

Palavras-chave:

Educação, Educação física, Valores, Estética

Resumo

Um dos principais objetivos da educação é de dar um mundo às crianças, pelo que “nada do que é humano se deve ignorar em educação’’ (Patrício, 1993). A estética é um importante valor do nosso tempo, pelo que a educação terá também que a considerar ao longo do seu processo. O objetivo deste trabalho é verificar como que os sistemas educativos de Portugal e do Brasil, através dos seus documentos oficiais, abordam o valor da estética na disciplina de Educação Física. Para a realização deste trabalho utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1995; Grawitz, 1993; Silverman, 2000; Vala, 1986), tendo-se verificado que os documentos gerais sobre a educação referem a estética como um valor a desenvolver na escola mas que a disciplina de Educação Física a exclui das suas preocupações. Concluímos que há um afastamento entre os grandes valores que marcam hoje o nosso mundo e as atividades desenvolvidas na Educação Física, recomendando que esta se abra às novas atividades desportivas, que enfatizam a dimensão estética do ser humano

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-12-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

A estética como um valor na educação física. (2003). Revista Paulista De Educação Física, 17(1), 32-40. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2003.138841