Formação de esquema motor em crianças numa tarefa que envolve "timing" coincidente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138849Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Teoria de esquema, "Timing" coincidenteResumo
O objetivo do presente estudo foi testar a formação de esquema motor em crianças numa tarefa de "timing” coincidente. Participaram do mesmo 60 escolares de nove anos de idade. O instrumento utilizado foi o Temporizador de Antecipação de Bassin e a tarefa consistiu em apertar o botão de resposta simultaneamente ao acendimento do último diodo. O estudo envolveu três grupos: controle (GC), prática constante (CTE) e prática variada (VAR) e, abrangeu três fases de aprendizagem: aquisição, transferência e retenção. Na medida de precisão (EA), os resultados não revelaram diferença significante (p > 0,05) entre os grupos experimentais, sugerindo que em uma tarefa de "timing" coincidente não se observa o efeito da variabilidade de prática, como proposto por Schmidt (1975). As possíveis explicações para estes resultados podem ser: 1) A percepção da variação dos estímulos, que garante a variabilidade de prática, pode ter sido dificultada. 2) As tarefas utilizadas envolveram respostas motoras simples levando as crianças do grupo VAR a relacionarem conseqüências sensoriais e resultados da resposta semelhantes, dificultando o desenvolvimento de regra abstrata. 3) Devido à proximidade de estímulo nas fases de aquisição e transferência para o grupo VAR, as tarefas de transferência podem ter sido novas somente para o grupo CTEDownloads
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Publicado
1993-06-20
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Formação de esquema motor em crianças numa tarefa que envolve "timing" coincidente. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(1), 30-44. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138849