Efeitos da freqüência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças

Autores

  • Suzete Chiviacowsky Universidade Federal de Pelotas. Escola Superior de Educação Física
  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138850

Palavras-chave:

Freqüência de conhecimento de resultados, Habilidade motora

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da freqüência relativa do conhecimento de resultados (CR) ná aprendizagem de uma habilidade motora, que envolvia arremessos a um alvo, por crianças de duas diferentes idades cronológicas. Participaram do experimento 160 crianças nas faixas etárias de sete anos e 10 anos de idade, distribuídas em 8 grupos de 20 sujeitos de acordo com a idade e as condições de frequência de CR. O delineamento experimental abrangeu duas fases: aquisição e transferência. Os oito grupos receberam CR verbal e terminal. Na fase de aquisição, os grupos receberam CR de acordo com as seguintes condições de freqüência: os grupos com 100% de freqüência receberam CR após cada tentativa, os grupos com 66% de freqüência em dois terços das tentativas, os grupos com 50% de freqüência receberam CR em metade das tentativas e os grupos com 33% de freqüência receberam CR em um terço das tentativas. A freqüência absoluta foi de 30 CRs. Utilizando as médias em blocos de cinco tentativas, foi aplicada uma análise de variância a três fatores (grupos X idades X blocos), com medidas repetidas no último fator, nas duas fases do estudo. Os resultados na fase de transferência demonstraram uma diferença significante (p < 0,05) a favor dos grupos que praticaram, na fase de aquisição, com uma freqüência relativa de 66% de CR. Tal resultado está de acordo com a hipótese de orientação, a qual defende que uma alta freqüência relativa de CR pode não ser tão efetiva para a aprendizagem por não desenvolver a capacidade de detecção e correção de erros de forma eficiente. Entretanto, as freqüências mais baixas de CR (50% e 33%) não favoreceram tanto a aprendizagem das crianças, mostrando que uma baixa freqüência de CR pode dificultar a formação do padrão de referência do movimento correto.

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Publicado

1993-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Efeitos da freqüência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças. (1993). Revista Paulista De Educação Física, 7(1), 45-57. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1993.138850