Comportamento tático nos jogos esportivos coletivos

Autores

  • Fermino Fernandes Sisto Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139419

Palavras-chave:

Tática, Iniciação no handebol, Cognição em esportes

Resumo

O interesse do trabalho concentra-se no treinamento tático com vistas a uma ampliação da capacidade de decisão consciente do atleta, o que, neste estudo, significa tomar decisão correta frente a diferentes situações de jogo e saber justificá-la em função da configuração de jogo apresentada. Objetiva-se verificar até que ponto a aprendizagem do pensamento tático depende da interação de variáveis como idade, experiência e tipo de treinamento. Para isso, a metodologia utilizada consistiu em apresentar a dois grupos (experimental e controle), com idades entre 14-18 anos, vinte e oito situações de jogo com três segundos de exposição, divididas em três instrumentos. O treinamento com o grupo experimental possibilitou um aumento significativo na capacidade de julgar e justificar decisões, particularmente nos atletas mais novos e com pouca ou média experiência. A tendência mostra que a pouca experiência específica parece ser fator altamente decisivo para a aprendizagem proposta no treinamento experimental. O estudo tende a deixar claro que o treinamento tático específico pode propiciar ganhos efetivos na aprendizagem tática

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Publicado

1995-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Comportamento tático nos jogos esportivos coletivos. (1995). Revista Paulista De Educação Física, 9(1), 63-68. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139419