Educação física, motricidade humana e suas dimensões sócio-culturais

Autores

  • Edison Riuitiro Oyama Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139421

Palavras-chave:

Educação Física, “crise de identidade”, dimensão sócio-cultural, Motricidade Humana

Resumo

Um dos desdobramentos da chamada “crise dc identidade” da Educação Física aparece sob a forma dc uma discussão sobre sua “área do conhecimento” a qual elege o movimento humano/motricidade humana como seu objeto dc estudo. Porém, tal fenômeno comporta-se de maneira complexa e abrangente, fato que nos motivou a estudar especificamente sua dimensão sócio-cultural. Em relação a tal tema, supomos ser o movimento humano/motricidade humana uma das categorias responsáveis pela construção da sociedade. Justificamos tal afirmação, tratando do “advento” do homo sapiens, através da categoria trabalho, segundo uma abordagem filosófica. Ao final, estabelecemos relações entre o trabalho e a motricidade humana

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Publicado

1995-06-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Educação física, motricidade humana e suas dimensões sócio-culturais. (1995). Revista Paulista De Educação Física, 9(1), 75-85. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139421