Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica

Autores

  • Nestor Soares Públio Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
  • Go Tani Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física
  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139474

Palavras-chave:

Demonstração, Instrução verbal, Aprendizagem por observação, Ginástica olímpica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da demonstração e instrução verbal na aquisição de habilidades motoras da ginástica olímpica através de dois experimentos realizados numa situação real de ensino-aprendizagem. Grupos experimentais submetidos a três diferentes condições de aprendizagem - demonstração, instrução verbal e demonstração mais instrução verbal - foram comparados. Os resultados mostraram a superioridade dos grupos demonstração e demonstração mais instrução verbal em relação ao grupo instrução verbal. Não foi observada diferença entre os grupos demonstração e demonstração mais instrução verbal. Estes resultados, discutidos à luz das proposições teóricas de Bandura (1977, 1986), foram interpretados no sentido de que a imagem mental do movimento a ser executado, obtida através da observação da demonstração, pode ser especialmente importante em crianças menores quando habilidades verbais acerca dos movimentos ainda não estão suficientemente desenvolvidas para que seus aspectos espaciais e temporais possam ser adequadamente representados verbalmente

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Publicado

1995-12-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. (1995). Revista Paulista De Educação Física, 9(2), 111-124. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139474