Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139474Palavras-chave:
Demonstração, Instrução verbal, Aprendizagem por observação, Ginástica olímpicaResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da demonstração e instrução verbal na aquisição de habilidades motoras da ginástica olímpica através de dois experimentos realizados numa situação real de ensino-aprendizagem. Grupos experimentais submetidos a três diferentes condições de aprendizagem - demonstração, instrução verbal e demonstração mais instrução verbal - foram comparados. Os resultados mostraram a superioridade dos grupos demonstração e demonstração mais instrução verbal em relação ao grupo instrução verbal. Não foi observada diferença entre os grupos demonstração e demonstração mais instrução verbal. Estes resultados, discutidos à luz das proposições teóricas de Bandura (1977, 1986), foram interpretados no sentido de que a imagem mental do movimento a ser executado, obtida através da observação da demonstração, pode ser especialmente importante em crianças menores quando habilidades verbais acerca dos movimentos ainda não estão suficientemente desenvolvidas para que seus aspectos espaciais e temporais possam ser adequadamente representados verbalmenteDownloads
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Publicado
1995-12-20
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. (1995). Revista Paulista De Educação Física, 9(2), 111-124. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1995.139474