Esforços físicos nos programas de educação física escolar

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Desporto
  • Joana Elisabete R. Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Desporto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139483

Palavras-chave:

Programas de ensino, Promoção da saúde, Freqüência cardíaca

Resumo

Os programas de educação física escolar têm procurado desenvolver conteúdos que possam levar os jovens a se tornarem ativos fisicamente no presente e ao longo de toda a vida. Para tanto» durante as aulas de educação física torna-se necessário estimular regularmente os alunos mediante esforços físicos adequados. O propósito do estudo foi desenvolver análise quanto à intensidade, à duração e à freqüência dos esforços físicos a que são submetidos os escolares nos programas de educação física escolar. Foram analisadas 144 aulas de educação física, selecionadas aleatoriamente, de 15 diferentes escolas da rede de ensino fundamental e médio do município de Londrina, Paraná, Brasil. As características dos esforços físicos foram analisadas mediante monitoração da freqüência cardíaca e instrumento de observação direta das atividades físicas oferecidas aos alunos. Os resultados encontrados indicam que o nível de intensidade e a duração dos esforços físicos administrados aos escolares foram menor que o limite mínimo necessário para que possa ocorrer benefícios à saúde. Foram oferecidas aos escolares poucas oportunidades de participar em esforços físicos de moderada-a-elevada intensidade por quantidade de tempo adequado. Conclui-se que são necessárias modificações nos atuais programas de educação física para que se possa levar os escolares a assumirem atitudes positivas quanto à prática da atividade física relacionada à saúde

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Publicado

2001-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Esforços físicos nos programas de educação física escolar. (2001). Revista Paulista De Educação Física, 15(1), 33-44. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139483