Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora?

Autores

  • Welber Marinovic Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Andrea Michele Freudenheim Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139489

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Teoria de esquema, Interferência contextual, Variabilidade de prática

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito do tipo de prática na aquisição do saque do tênis de mesa. Quinze sujeitos com idades entre 11 e 15 anos foram designados, através de sorteio, para três grupos de prática: constante (GC), variado (GV) e misto (GM). A tarefa consistiu em acertar o centro de um alvo com uma bola, utilizando-se do saque de “forehand” do tênis de mesa. Os sujeitos realizaram 240 tentativas na fase de aquisição e 24 tentativas na fase de transferência. Na fase de aquisição, o GC realizou todas as tentativas em um único alvo (P3), o GV realizou as tentativas nos três alvos (PI, P2 e P3), seqüenciados aleatoriamente, e o GM realizou a primeira metade das tentativas na mesma condição do GC e a outra metade na mesma condição de prática de GV. Na fase de transferência, todos os sujeitos realizaram as tentativas em dois novos alvos (TI e T2). O teste de Friedman, com nível de significância de 0,05, revelou diferenças intragrupos na fase de aquisição, mas o teste de Kruskal-Wallis não revelou diferenças intergrupos na fase de transferência. Os resultados, portanto, não mostram um efeito claro do tipo de prática, entretanto foi verificada uma tendência favorável à prática constante

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Publicado

2001-06-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Prática variada: a melhor opção para a aquisição de uma habilidade motora?. (2001). Revista Paulista De Educação Física, 15(1), 103-110. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139489