A utilização da demonstração para a aprendizagem de habilidades motoras em aulas de educação física

Autores

  • María Georgina Marques Tonello Faculdade Claretiana de Batatais
  • Ana Maria Pellegrini Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1998.139538

Palavras-chave:

Demonstração, Modelagem, Aprendizagem por observação

Resumo

As instruções verbais e a demonstração são os meios mais freqüentemente utilizados na transmissão de informação acerca da meta a ser alcançada. No presente estudo buscou-se verificar, através de observações dirigidas, como o modelo é utilizado em situação real de ensino-aprendizagem por professores de disciplinas práticas de cursos de graduação em Educação Física. A análise descritiva dos dados indicou que o modelo é utilizado mais no ensino de habilidades motoras fechadas do que nas abertas, mais freqüentemente na fase principal da aula e acompanhado de instrução verbal. O modelo total é mais utilizado do que o parcial, o modelo real é mais utilizado com habilidades motoras fechadas, enquanto o simulado com abertas

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1998-12-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A utilização da demonstração para a aprendizagem de habilidades motoras em aulas de educação física. (1998). Revista Paulista De Educação Física, 12(2), 107-114. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1998.139538