Aprendizagem motora como um problema mal-definido

Autores

  • Koji Choshi Universidade de Hiroshima. Faculdade de Artes e Ciências Integradas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139607

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Habilidade motora, Comportamento motor

Resumo

A solução de problemas na aprendizagem motora apresenta as seguintes características: não possuem uma solução a priori, há várias soluções para o mesmo problema e as mudanças nas soluções são descontínuas. Isso toma a aprendizagem motora um problema mal-definido. A aprendizagem como um problema mal-definido têm três níveis numa organização hierárquica: controle por “feedback” negativo, controle adaptativo e auto-organizacional. Como as condições iniciais não são conhecidas, é importante adotar o pensamento de controle adaptativo na aprendizagem. Com esse “background” foi realizado um experimento com uma tarefa seriada de rastreamento com quatro medidas: respostas omissas (OR), respostas erradas (ER), repostas corretas (CR) e respostas antecipatórias (AR). Quando submetidos a uma perturbação que requeria adaptação, os sujeitos voltaram um nível na organização hierárquica, o que mostra a importância de investigar como a auto-referência ou restrição mental é utilizada

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Publicado

2017-10-20

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

Aprendizagem motora como um problema mal-definido. (2017). Revista Paulista De Educação Física, supl.3, 16-23. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2000.139607