A satisfação do usuário em hospital universitário

Autores

  • Antonio C. Lemme Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social; Departamento de Planejamento
  • Gerson Noronha Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social; Departamento de Planejamento
  • José B. Resende Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social; Departamento de Planejamento

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000100009

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Hospitais universitários, Estudos de avaliação

Resumo

São apresentados resultados de uma pesquisa exploratória da satisfação/insatisfação de 158 pacientes que recorreram a um Hospital Universitário (HUPE) para consulta inicial. As entrevistas foram feitas por alunos do primeiro ano, como parte de projeto de inserção precoce do mesmo com a prática médica, acompanhando pacientes como observadores. Foi utilizado questionário que cobriu os vários aspectos do problema: variáveis sócio-demográficas, arte do cuidado, resolutividade da consulta médica, sugestões de melhoria dos serviços. Tanto alunos/observadores como os usuários conseguiram perceber com precisão os problemas do processo do atendimento (recepção, matrícula, consulta, enfermagem, serviço social, farmácia, exames complementares) mas houve divergência de opinião entre vários aspectos da satisfação/insatisfação entre alunos e usuários, provavelmente devido às origens sociais diferentes e expectativas diversas.

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Publicado

1991-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lemme, A. C., Noronha, G., & Resende, J. B. (1991). A satisfação do usuário em hospital universitário . Revista De Saúde Pública, 25(1), 41-46. https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000100009