Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais

Autores

  • Gerson Noronha Filho Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social
  • José B. Resende Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social
  • Antonio C. Lemme Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social
  • George Ney Júnior Hospital Pedro Ernesto
  • Andrea Frossard Hospital Pedro Ernesto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000300009

Palavras-chave:

Integração docente-assistencial, Educação médica^i1^stendênc

Resumo

Foi realizada pesquisa com 80 alunos, no primeiro período do ciclo básico de medicina, que acompanharam o percurso de pacientes de primeira vez no ambulatório de um hospital universitário da região do Sudeste do Brasil. Foram feitas 260 entrevistas, proporcionando aos "alunos observadores" uma experiência controlada da trajetória dos pacientes, permitindo um confronto com outros valores, atitudes e expectativas, assim como a observação das queixas e sugestões dos usuários. O objetivo da pesquisa era o de abrir discussão, entre os alunos, desde o primeiro ano da graduação médica, sobre o modelo hegemônico de especialização precoce, questionando a identidade do futuro médico moldada por um currículo inadequado a responder às demandas concretas de cuidados da população. Os resultados, tanto pelos depoimentos dos alunos, como pela interpretação dos dados, estimulam a implementação de estratégias integradoras das atividades docentes-assistenciais, desde o início da formação profissional, com o objetivo de modificar o panorama do ensino atual.

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Publicado

1995-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Noronha Filho, G., Resende, J. B., Lemme, A. C., Ney Júnior, G., & Frossard, A. (1995). Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais . Revista De Saúde Pública, 29(3), 215-220. https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000300009