Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000300009Palavras-chave:
Integração docente-assistencial, Educação médica^i1^stendêncResumo
Foi realizada pesquisa com 80 alunos, no primeiro período do ciclo básico de medicina, que acompanharam o percurso de pacientes de primeira vez no ambulatório de um hospital universitário da região do Sudeste do Brasil. Foram feitas 260 entrevistas, proporcionando aos "alunos observadores" uma experiência controlada da trajetória dos pacientes, permitindo um confronto com outros valores, atitudes e expectativas, assim como a observação das queixas e sugestões dos usuários. O objetivo da pesquisa era o de abrir discussão, entre os alunos, desde o primeiro ano da graduação médica, sobre o modelo hegemônico de especialização precoce, questionando a identidade do futuro médico moldada por um currículo inadequado a responder às demandas concretas de cuidados da população. Os resultados, tanto pelos depoimentos dos alunos, como pela interpretação dos dados, estimulam a implementação de estratégias integradoras das atividades docentes-assistenciais, desde o início da formação profissional, com o objetivo de modificar o panorama do ensino atual.Downloads
Publicado
1995-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Noronha Filho, G., Resende, J. B., Lemme, A. C., Ney Júnior, G., & Frossard, A. (1995). Formação médica e integração de atividades docentes e assistenciais . Revista De Saúde Pública, 29(3), 215-220. https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000300009