Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares

Autores

  • Rozane Márcia Triches Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal
  • Elsa Regina Justo Giugliani Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Departamento de Pediatria

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000400004

Palavras-chave:

Obesidade, Hábitos alimentares, Nutrição^i1^seduca, Saúde escolar, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a associação da obesidade com as práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. MÉTODOS: Peso e estatura foram medidos em 573 crianças de todas as escolas municipais de Dois Irmãos e Morro Reuter, RS. Obesidade foi definida como índice de massa corporal acima do percentil 95, tendo como referência os dados do National Center for Health Statistics. Práticas alimentares e conhecimentos em nutrição foram avaliados por questionário auto-aplicado aos escolares. Foi realizada análise de regressão logística simples e ajustada para verificar associações. RESULTADOS: A obesidade mostrou-se associada com menos conhecimento de nutrição e práticas alimentares menos saudáveis. Crianças com essas características apresentaram cinco vezes mais chances de serem obesas (OR=5,3;1,1-24,9). CONCLUSÕES: O nível de conhecimento modifica a relação entre obesidade e práticas alimentares, levantando a suspeita de que as crianças que sabem mais sobre nutrição relatam práticas sabidamente mais saudáveis e não necessariamente as praticadas. As práticas alimentares menos saudáveis, quando considerado o nível de conhecimento em nutrição dos escolares, foram fortemente associadas à obesidade.

Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Triches, R. M., & Giugliani, E. R. J. (2005). Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares . Revista De Saúde Pública, 39(4), 541-547. https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000400004