Universidade como coping para lidar com o trabalho na assistência do mestrando enfermeiro

Autores

  • Yasmin Lilla Veronica Bujdoso Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-graduação
  • Amélia Cohn USP; FM; Departamento de Medicina Preventiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000200012

Palavras-chave:

Estudantes, Estresse Psicológico, Dissertações Acadêmicas, Pesquisa Qualitativa, Programas de Pós-Graduação em Saúde

Resumo

OBJETIVO: Analisar a relação entre os principais indícios de estresse, coping e estressores em mestrandos enfermeiros e o processo de elaboração da dissertação com sua inserção profissional. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Pesquisa exploratória qualitativa de análise temática utilizando entrevistas individuais. A amostra de conveniência consistiu de 18 mestrandos e seis orientadores de uma universidade do Estado de São Paulo, em 2004. ANÁLISE DOS RESULTADOS: Apesar de o curso apresentar momentos estressantes, os mestrandos consideravam o estudo como oportunidade de abandonar a assistência para vir a lecionar. O aspecto mais prazeroso da pós-graduação foi dispor de um ambiente de reflexão das questões profissionais, reforçando a visão do mestrado como fuga e busca de suporte. O mestrado era visto pelo enfermeiro como fórum de legitimação do saber para conquistar o reconhecimento profissional não encontrado na assistência, onde se sentia desprestigiado, emergindo possivelmente deste contexto sua necessidade de "fugir" do hospital. CONCLUSÕES: Para os mestrandos de enfermagem o mestrado era menos estressante que suas atividades profissionais, consistindo em coping de fuga e busca de suporte para lidar com a prática assistencial.

Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bujdoso, Y. L. V., & Cohn, A. (2008). Universidade como coping para lidar com o trabalho na assistência do mestrando enfermeiro . Revista De Saúde Pública, 42(2), 273-278. https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000200012