Sentimento de discriminação em estudantes: prevalência e fatores associados

Autores

  • Alex Avelino Bittencourt Universidade Luterana do Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Denise Rangel Ganzo de Castro Aerts Universidade Luterana do Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Gehysa Guimarães Alves Universidade Luterana do Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Lílian Palazzo Universidade Luterana do Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Lisiane Monteiro Secretaria Municipal de Educaçã
  • Patrícia Conzatti Vieira Universidade Luterana do Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Silvia Letícia Freddo Universidade Luterana do Brasil; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000008

Palavras-chave:

Adolescente, Estudantes, Preconceito, Relações Interpessoais, Fatores Socioeconômicos, Psicologia do Adolescente, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Estimar a prevalência e fatores associados ao sentimento de discriminação entre estudantes. MÉTODOS: Estudo transversal com amostra representativa de 1.170 escolares de um total de 2.282 matriculados na sétima série do ensino fundamental em escolas municipais de Gravataí (RS), em 2005. Os participantes foram selecionados por amostragem aleatória por conglomerado. Os dados foram obtidos com instrumentos auto-aplicados (Global School-based Student Health Survey, body shape questionnaire, classificação socioeconômica) preenchidos em sala de aula. Foi utilizada a regressão de Cox modificada para estudos transversais, segundo modelo hierarquizado em quatro etapas. RESULTADOS: A prevalência de sentimento de discriminação foi de 21,0%, mais prevalente entre: as meninas (RP=1,93, IC 95% 1,51;2,46); os que apresentaram absenteísmo escolar (RP=1,54, IC 95% 1,21;1,97); os que fizeram uso na vida de tabaco (RP=1,53, IC 95% 1,18;1,98); os preocupados com sua imagem corporal (RP=1,42, IC 95% 1,07;1,88); os com sentimento de solidão (RP=2,50, IC 95% 1,80;3,46) e tristeza (RP=1,29, IC 95% 1,02;1,62); os com dificuldade para dormir (RP:1,41, IC 95% 1,08;1,83); os com ideação suicida (RP=1,45, IC 95% 1,13;1,85) e os que sofreram algum tipo de injúria acidental (RP=1,56, IC 95% 1,23;1,97) ou intencional (RP=2,04, IC 95% 1,51;2,76). CONCLUSÕES: O sentimento de discriminação esteve associado ao sexo e à experiência com tabaco. Sua associação com fatores psicossociais indica a coexistência de situações adversas, como a insatisfação com a imagem corporal, sintomas depressivos e presença de injúrias. Esses resultados mostram a importância da atuação conjunta de professores e profissionais de saúde na identificação precoce desse sentimento, orientação e acompanhamento de jovens enfrentando essas situações.

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bittencourt, A. A., Aerts, D. R. G. de C., Alves, G. G., Palazzo, L., Monteiro, L., Vieira, P. C., & Freddo, S. L. (2009). Sentimento de discriminação em estudantes: prevalência e fatores associados . Revista De Saúde Pública, 43(2), 236-245. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000008