Satisfação dos usuários dos centros de atenção psicossocial da região Sul do Brasil

Autores

  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • Vanda da Rosa Jardim Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • Christine Wetzel Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Departamento de Assistência e Orientação Profissional
  • Agnes Olschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Departamento de Assistência e Orientação Profissional
  • Jacó Fernando Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Departamento de Assistência e Orientação Profissional
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • Valquíria de Lourdes Bielemann Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • Eda Schwartz Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • Valéria Cristina Christello Coimbra Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • André Luis Alves de Quevedo Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem
  • Suélen dos Santos Saraiva Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000800006

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental, Satisfação do Paciente, Avaliação de Serviços de Saúde, Estudos de Casos, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento nos centros de atenção psicossocial. MÉTODOS: O estudo foi realizado em centros de atenção psicossocial dos estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em 2006. A estratégia de investigação foi dividida em métodos quantitativo e qualitativo. Para avaliação quantitativa foram utilizados dados epidemiológicos do tipo transversal de amostra 1.162 usuários de 30 centros de atenção psicossocial. O instrumento utilizado para avaliar a satisfação dos usuários foi a Escala Brasileira de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR), de 1 a 5 pontos. Para avaliação qualitativa foram realizados cinco estudos de caso, utilizando-se metodologia de avaliação de quarta geração. Os dados foram obtidos em observação de campo e entrevistas (entre dez e 13 usuários em cada campo, totalizando 57 usuários) e apresentados aos usuários em oficinas de validação e negociação. RESULTADOS: A escala SATIS-BR indicou avaliação positiva de todos os itens, com média de 4,4 (desvio-padrão, DP=0,4). A comunicação e o relacionamento com a equipe apresentaram média 4,5 (DP=0,5); o acesso a informações a partir da equipe apresentou média 4,8. A satisfação com o serviço apresentou a menor média, com 4,1; as condições gerais de instalação do serviço apresentaram média 3,9. No estudo qualitativo, o tratamento no serviço foi bom e o resultado satisfatório. O reposicionamento do usuário contribuiu para satisfação, assim como o acesso ao atendimento, a ruptura com o isolamento físico e social, o acolhimento de suas demandas e ajuda para organizar a vida. CONCLUSÕES: Os resultados complementares de ambas as estratégias do estudo mostram satisfação dos usuários com o atendimento nos centros estudados.

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Kantorski, L. P., Jardim, V. da R., Wetzel, C., Olschowsky, A., Schneider, J. F., Heck, R. M., Bielemann, V. de L., Schwartz, E., Coimbra, V. C. C., Quevedo, A. L. A. de, & Saraiva, S. dos S. (2009). Satisfação dos usuários dos centros de atenção psicossocial da região Sul do Brasil . Revista De Saúde Pública, 43(suppl.1), 29-35. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009000800006