Intervenção comunitária para prevenção de acidentes de trânsito entre trabalhadores ciclistas

Autores

  • Giancarlo Bacchieri Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-graduação em Epidemiologia
  • Aluísio J D Barros Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-graduação em Epidemiologia
  • Janaína V dos Santos Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-graduação em Epidemiologia
  • Helen Gonçalves Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-graduação em Epidemiologia
  • Denise P Gigante Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Nutrição; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000500012

Palavras-chave:

Acidentes de Trânsito^i1^sprevenção & contr, Trabalhadores, Ciclismo, Transportes, Estudos de Intervenção, Promoção da Saúde

Resumo

OBJETIVO: Avaliar uma intervenção educacional de prevenção de acidentes de trânsito com trabalhadores que utilizam a bicicleta como modo de transporte. MÉTODOS: Estudo de intervenção, longitudinal, com implementação escalonada, realizado em cinco bairros com características geográficas distintas na cidade de Pelotas, RS, de janeiro de 2006 a maio de 2007. Foram sorteados 42 setores censitários desses bairros. Todos os domicílios foram visitados em busca de trabalhadores do sexo masculino que utilizassem a bicicleta como modo de transporte, resultando em uma amostra de 1.133 indivíduos. Foram analisados como desfechos "acidentes de trânsito" e de "quase-acidentes". Mensalmente, via telefone, os ciclistas eram questionados a respeito da ocorrência de acidentes de trânsito e de "quase-acidentes". Quinzenalmente, a partir do segundo mês de acompanhamento, um grupo de aproximadamente 60 ciclistas era convidado a participar da intervenção, que incluía um componente educativo (palestra e apresentação de vídeo educativo), distribuição de um kit de segurança (colete noturno refletivo, cartilha educativa e fitas refletivas) e revisão dos freios da bicicleta (manutenção realizada se necessário). Regressão de Poisson, com ajuste para o efeito do tempo, foi utilizada para medir o efeito da intervenção. RESULTADOS: Aproximadamente 45% dos ciclistas não compareceram à intervenção. Durante o período do estudo, 9% dos indivíduos informaram um acidente de trânsito e 88%, um quase-acidente. No total, ocorreram 106 acidentes e 1.091 quase-acidentes. Não foi observado efeito da intervenção em ambos os desfechos. CONCLUSÕES: A intervenção proposta não foi capaz de reduzir acidentes entre trabalhadores ciclistas. Falta de interesse em segurança por parte dos ciclistas e fatores externos, tais como infra-estrutura das vias e comportamento dos motoristas, podem ter colaborado para esse resultado.

Publicado

2010-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bacchieri, G., Barros, A. J. D., Santos, J. V. dos, Gonçalves, H., & Gigante, D. P. (2010). Intervenção comunitária para prevenção de acidentes de trânsito entre trabalhadores ciclistas . Revista De Saúde Pública, 44(5), 867-875. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000500012