Intensidade e duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física

Autores

  • Marina Marques Kremer Universidade Federal de Pelotas; Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física
  • Felipe Fossati Reichert UFPel; Escola Superior de Educação Física; Programa de Pós-Graduação em Educação Física
  • Pedro Curi Hallal UFPel; Escola Superior de Educação Física; Programa de Pós-Graduação em Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000014

Palavras-chave:

Estudantes, Educação Física e Treinamento, Atividade Motora, Esforço Físico, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a intensidade e a duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física no ensino fundamental e médio. MÉTODOS: Estudo transversal de base escolar por meio de observação de 218 aulas de Educação Física, incluindo um total de 272 estudantes (avaliados três vezes cada um). O estudo foi realizado em Pelotas, RS, de agosto a setembro de 2009. Para a intensidade dos esforços, foram utilizados acelerômetros e adotados os pontos de corte (em counts por minuto): atividades sedentárias (0 a 100), leves (101 a 2.000), moderadas (2.001 a 4.999), vigorosas (5.000 a 7.999) e muito vigorosas (> 8.000). RESULTADOS: O tempo médio de duração das aulas foi de 35,6 minutos (dp 6,0). A proporção média de tempo das aulas em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa foi de 32,7% (dp 25,2). Os meninos (44,1%) envolveram-se significativamente mais em atividades físicas moderadas a vigorosas do que as meninas (21,0%; p < 0,01). Estudantes que se envolvem em atividade física fora das aulas tiveram maior participação em atividades físicas moderadas a vigorosas nas aulas de Educação Física. CONCLUSÕES: Além de o tempo da aula de Educação Física ser reduzido, os estudantes praticam atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa um terço da aula, com pouca contribuição significativa para o nível de atividade física dos estudantes.

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Kremer, M. M., Reichert, F. F., & Hallal, P. C. (2012). Intensidade e duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física . Revista De Saúde Pública, 46(2), 320-326. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000014