Normas obtidas na instalação do Centro de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) em grupo escolar do município de São Paulo, Brasil

Autores/as

  • Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Avany Maria Xavier Bon Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Maryland Miguel Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Yaro Ribeiro Gandra Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101974000100011

Palabras clave:

Alimentação, Pré-escolares^i1^sSão Paulo (Bras, Educação nutricional, Saúde escolar

Resumen

Para extrair normas que possam servir de guia para a instalação de Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) em escolas da Capital, foi instalado o CEAPE em Grupo Escolar da Prefeitura do Município de São Paulo, Brasil. As normas obtidas referem-se: a) ao treinamento em Nutrição de professores do Grupo Escolar, responsáveis pelo programa; b) ao Curso de Nutrição ministrado às mães que inscreverem seus filhos pré-escolares no CEAPE, e c) à instalação propriamente dita do programa, referente à freqüência dos pré-escolares e à educação nutricional das mães, através de sua participação nas atividades do CEAPE. Recomenda-se a motivação preliminar do Diretor e dos professores do Grupo Escolar para garantir a continuidade do programa; o conhecimento prévio das características da comunidade e da escola para adaptação do CEAPE às condições locais. Foi preconizada a extensão dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar através das redes de escolas primárias, como medida eficiente e econômica para melhorar as condições de saúde do pré-escolar.

Publicado

1974-03-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Cavalcanti, M. L. F., Bon, A. M. X., Miguel, M., & Gandra, Y. R. (1974). Normas obtidas na instalação do Centro de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE) em grupo escolar do município de São Paulo, Brasil . Revista De Saúde Pública, 8(1), 93-103. https://doi.org/10.1590/S0034-89101974000100011