Estudo para avaliar a alimentação do pré-escolar através de médias do consumo familiar

Autores

  • Rosa Nilda Mazzilli USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101974000400004

Palavras-chave:

Inquérito alimentar, Pré-escolar, Consumo de alimentos (método de avaliação)

Resumo

Foi verificada a possibilidade de avaliar a ingestão alimentar do pré-escolar, através de médias do consumo familiar obtidas por dois processos. Foi utilizada na pesquisa uma amostra de 54 famílias e 85 pré-escolares de 2|-7 anos de idade, pertencentes a duas cidades paulistas. Os pré-escolares foram divididos em dois grupos, segundo o número de crianças por adulto na família. Para o levantamento dos dados referentes ao consumo alimentar da família e individual do pré-escolar, durante 24. horas, foi utilizado o método da pesagem direta dos alimentos combinado com o recordatório. Os resultados da ingestão individual do pré-escolar e das médias obtidas foram comparados na respectiva família. Ficou evidenciado que é necessária a realização do inquérito individual para avaliar a ingestão real de nutrientes do pré-escolar. Para estudos de grupos populacionais, entretanto, há possibilidade de se utilizar a média por "equivalente criança" (ME) de proteínas totais e a média por pessoa (MF) de cálcio na estimativa do consumo desses nutrientes dos pré-escolares, qualquer que seja a composição familiar. Para os demais nutrientes os resultados sugerem a utilização da média por pessoa ou da média por "equivalente-criança", segundo a maior ou menor concentração de adultos na família.

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Publicado

1974-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Mazzilli, R. N. (1974). Estudo para avaliar a alimentação do pré-escolar através de médias do consumo familiar . Revista De Saúde Pública, 8(4), 375-389. https://doi.org/10.1590/S0034-89101974000400004