Difusão de pesquisa científica do turismo em Portugal

Autores

  • Patricia Picazo Peral Escola de Comunicações e Artes da USP
  • Sergio Moreno Gil Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Arminda Almeida Santana Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p426-450

Palavras-chave:

Turismo, Pesquisadores, Artigo científicos, Instituições, Portugal.

Resumo

Considerando a crescente importância do turismo em Portugal e o papel central que esse setor desempenha na economia, é evidente a necessidade de analisar os pesquisadores de turismo e instituições de pesquisa no país feito no turismo. Este artigo analisa a contribuição desses pesquisadores afiliados a instituições portuguesas em revistas acadêmicas em turismo, tanto nacional como internacionalmente. A análise identifica as instituições e autores que fizeram maiores esforços na investigação e divulgação do turismo. O trabalho apresenta não só um ranking de instituições e autores, mas também analisa o âmbito geográfico da aplicação da pesquisa, o número médio de coautores para o trabalho, o número de citações, as revistas que publicam o seu trabalho de forma mais ativa e tendências temporais (2006-2011) do resultado obtido em pesquisa em turismo. Finalmente, uma série de conclusões são tiradas sobre o estado atual da investigação no sector do turismo em Portugal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Picazo Peral, Escola de Comunicações e Artes da USP
    Doctoranda de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Instituto TIDES. Máster Internacional de Turismo, Máster Universitario en Dirección y Planificación del Turismo y Diplomatura de Turismo por la ULPGC.
  • Sergio Moreno Gil, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
    Profesor Titular de la ULPGC, doctor por la misma universidad.Co-Director de la Cátedra UNESCO de Turismo y Desarrollo Sostenible de la ULPGC. Responsable de la división “Marketing y Dinamización Turística” del Instituto TIDES.
  • Arminda Almeida Santana, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
    Doctoranda de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Instituto TIDES. Máster Universitario en Dirección y Planificación del Turismo y Licenciatura en Economía por la ULPGC.

Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PERAL, Patricia Picazo; GIL, Sergio Moreno; SANTANA, Arminda Almeida. Difusão de pesquisa científica do turismo em Portugal. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 2, p. 426–450, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p426-450. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102848.. Acesso em: 19 abr. 2024.