Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425Palavras-chave:
Ensino superior, Integração acadêmica, Ingressante, Curso de TurismoResumo
O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.