Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo

Autores

  • Luciane Ghiraldello Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425

Palavras-chave:

Ensino superior, Integração acadêmica, Ingressante, Curso de Turismo

Resumo

O ingresso no ensino superior constitui-se em uma etapa repleta de desafios, caracterizada por fortes mudanças, diante das múltiplas e complexas tarefas a serem desempenhadas pelo estudante e consideradas fortemente associadas ao sucesso acadêmico ao longo do curso. Sendo o aluno do curso de Turismo um dos grupos menos conhecidos, o presente estudo teve por objetivo identificar e analisar as características das vivências acadêmicas de estudantes ingressantes em um curso de Turismo e sua relação com o semestre e o turno do curso. Participaram deste estudo 35 estudantes ingressantes dos turnos matutino e noturno de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do estado de Minas Gerais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) –, uma escala tipo Likert de cinco pontos, aplicada ao final do primeiro e do segundo semestres de curso. Os dados totais mostram um padrão de integração acadêmica dos estudantes de Turismo, próximo ao dos de outros cursos de graduação. Quanto à relação entre a integração acadêmica e as variáveis semestre e turno do curso, foram observadas diferenças significativas entre semestres, quanto ao domínio institucional, e entre turnos, em relação ao domínio pessoal. São aqui discutidas implicações das condições institucionais para o processo de integração do estudante ao ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Ghiraldello, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Turismóloga (UNIBERO), Mestre e Doutoranda em Educação (UNICAMP), Docente da PUC Minas campus de Poços de Caldas.

Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga,  Professora Doutora Aposentada - Colaboradora junto ao Departamento de Psicologia Educacional, Faculdade de Educação/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Ghiraldello, L., & Mercuri, E. N. G. da S. (2015). Integração Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior: um estudo sobre ingressantes de um curso de turismo. Revista Turismo Em Análise, 26(2), 403-425. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p403-425

Edição

Seção

Artigos e Ensaios