Participação e Decisão no Turismo Rural: uma análise a partir da perspectiva de gênero

Autores

  • Raquel Lunardi Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fátima Perurena Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p334-357

Palavras-chave:

Turismo, Gênero, Trabalho, Meio rural

Resumo

O meio rural brasileiro está passando por ressignificações nas últimas décadas, o que tem provocado uma emergência de dinâmicas sócio-espaciais heterogêneas e multifuncionais. Em resposta a este ambiente de mudanças surgem novas formas de uso do espaço rural relacionadas ao consumo de novos produtos e serviços, o que tem permitido que o rural, passe a ser um prestador de serviços através de opções de lazer, diversificando suas formas produtivas. Esta diversificação tem alterado o ritmo de vida local e familiar, a estrutura da organização do trabalho familiar, bem como os valores sociais e culturais dos agentes envolvidos. Diante disso, propôs-se como objetivo compreender as relações de poder de famílias que trabalham em empreendimentos de turismo rural. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturadas em sete famílias pluriativas no município de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Lunardi, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
    Bacharel em Turismo, Doutora em Desenvolvimento Rural, Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santa Maria, Rio Grande do Sul.
  • Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de pPós-Graduação em Desenvolvimento rural e Agronócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Fátima Perurena, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LUNARDI, Raquel; SOUZA, Marcelino de; PERURENA, Fátima. Participação e Decisão no Turismo Rural: uma análise a partir da perspectiva de gênero. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 2, p. 334–357, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p334-357. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102851.. Acesso em: 25 abr. 2024.